Autor Tópico: Qual a diferença entre motor 8 valvula e motor 16 valvulas?  (Lida 22241 vezes)

Offline cliffburton

• Global Moderator
  • Sr. Member
    • Ver Perfil
Qual a diferença entre motor 8 valvula e motor 16 valvulas?
« Online: Março 26, 2011, 07:33:14 pm »
Sempre me falaram que os motores 16 valvulas são mais economico que os de 8 valvulas porque? Nunca fiquei sabendo ao certo o porque dessa diferença... ??? ???

Offline wagner

• P.O a família da reparação automotiva!
  • Administrator
  • Hero Member
  • Acredite num sonho e trabalhe com honestidade!!
    • Ver Perfil
    • www.procurooficina.com.br
Re:Qual a diferença entre motor 8 valvula e motor 16 valvulas?
« Responder #1 Online: Março 26, 2011, 08:15:15 pm »
Belissima pergunta, Cliff!!

Vamos espertar os experts no assunto, responderem!
Os reparadores automotivos filiados ao site, estão participando desse fórum para tirar as duvidas e dar opiniões aos amigos proprietários de veículos!
Somos uma grande família, onde o respeito vem em 1º lugar!

Sejam bem vindos!

Wagner ( Administrador )
www.procurooficina.com.br

Offline Valter Viana

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 Online: Março 27, 2011, 12:53:46 pm »
Entenda a Diferença entre motor 8 valvulas e 16 valvulas
      Inicialmete se pensarmos em um carro popular, com motorização 1.0, todos estes veículos deveriam ter motor com 8 válvulas. Tradicionalmete os motores de 16 válvulas conseguem obter o máximo de desempenho em rotações mais elevadas e quando estamos falando de carros 1.0, destinados a utilização nos grandes centros urbanos esta situação é pouco encontrada. Em compensação um motor de 16 válvulas, com certeza é uma evolução tecnológica, quando comparado ao de 8 válvulas e é este apelo que fez com que os fabricantes também introduzissem esta motorização nos carros 1.0.Quase 80% de nossos carros vendidos são 1.0 e é neste segmento que está a maior briga ente os fabricantes.

Continuando..

Motores 8v - Aceleração maior em baixas rotações/ Consumo baixo em baixas rotações , em contrapartida aceleração fraca em alta rotação / consumo alto em alta rotação. São ideais para carros que costumam rodar na cidade, por não precisar usar com freqüencia rotações mais altas.

Motores 16v - Aceralação baixa em baixas rotações / Consumo alto em baixa rotação , ao passo que aceleração alta em altas rotações / consumo baixo em altas rotações. Bom para pessoas que querem carros rápidos ou que viagem mto com o carro.

OBS: Um carro 8v ainda vai ter um consumo mais baixo na 5a marcha, a 90km/h e a 3000rpm do que na 1a marcha, a 20km/h a 1000rpm.

OBS2: Um carro 16v vai ter um consumo mais alto na 3a, a 90km/h, com o motor rodando a 5000rpm do que na 5a marcha, a 110km/h, com o motor rodando a 3000rpm.

Cabeçote de um motor 8 valvulas e ao lado um cabeçote de um motor 16 valvulas

Mitos, Prós e contras.

O fato do de haver duas válvulas para admissão e duas para escape por cilindro no motor 16 válvulas não acarreta na durabilidade e nem na confiabilidade do motor, varias marcas como Honda e Toyota usam 16 válvulas em seus motores desde a década passada, sem que haja noticia de problemas crônicos e baixa vida útil dos motores pelo contrario desfrutam da mais alta reputação.

Pode se dizer que os mecânicos não gostem muito dos motores 16 v por um só motivo: Há uma maior dificuldade de manutenção, por exemplo, ao trocar a correia dentada de acionamento dos comandos de válvulas, é preciso sincronizar duas árvores em vez de uma só (colocar o comando na posição correta em relação ao virabrequim). Parte do preconceito foi criado com os motores 1.6 16 v do corsa, que deram muitos problemas de esticador de correia dentada, que foi fortemente associado às 16 v. O rolanebto do esticador quebrava-se, a correia perdia tensão, os comandos perdiam sicronização e ocorria atropelamento de valvulas pelos pistões, cujo reparo não saia barato mais na verdade isso ocorreu por causa do projeto de fabrica. No trânsito urbano lento, em que baixas rotações predominam, os motores 8 e 16 v tem desempenho próximo, o que pode dar a impressão que as válvulas adicionais não tenham utilidade... No entanto na estrada a diferença é logicamente percebida.

Obs: Fique atento com a troca de óleo e com a manutenção preventiva, pois o reparo do motor de 16 v logicamente custa mais caro, procure sempre a autorizada ou mecânicos de confiança que entendam do assunto, para não ter transtornos futuros.
Texto retirado do site mundomecanica.blogspot.com/2009/11/entenda-diferenca-entre-motor-8.html

Offline LUIS-JAÇANÃ-SP

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Vejam nossa oficina no site.
    • Ver Perfil
« Responder #3 Online: Março 27, 2011, 05:44:20 pm »
RESUMINDO..
8 VÁLVULAS= MENOR DESEMPENHO EM ALTA VELOCIDADE, CUSTO MANUTENÇÃO MAIS BAIXO.

16 VÁLVULAS= MELHOR DESEMPENHO EM ALTA, CUSTO MANUTENÇÃO BEM MAIS ELEVADO.
JAÇANÃ - CENTRO TÉCNICO AUTOMOTIVO
Rua Dr. Nicolino Morena, 205 - JAÇANÃ
SÃO PAULO - SP
TEL.: (11) 2248-3075 E (11)  2836-7211
INSPEÇÃO AMBIENTAL = REPROVADOS E PRÉ-INSPEÇÃO
ANUNCIO NO SITE:
http://www.procurooficina.com.br/site/detalhes.asp?id=58&produto=123

Offline wagner

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #4 Online: Março 27, 2011, 06:27:15 pm »
RESUMINDO..

Luis!!
Me corrija se eu estiver errado, pois sei que conhece muito do assunto!
Nas manutenções preventivas até que os valores são parecidos, apenas nas corretivas que o 16V é bem mais caro!!
Os reparadores automotivos filiados ao site, estão participando desse fórum para tirar as duvidas e dar opiniões aos amigos proprietários de veículos!

Sejam bem vindos!

Wagner ( Administrador )

Offline takeno

• Global Moderator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #5 Online: Março 27, 2011, 06:37:55 pm »
nas corretivas os 16v é mais caras na mão de obra,devido lógico ser mais trabalhoso,digo isso em relação aos motores.
TAKENO
Rua Santa Rita,125
Bairro Assunção - São Bernardo do Campo - São Paulo
11-4109-9160 / 11-4109-4492 / NEXTEL 25*4115
www.takeno.com.br

ANUNCIO NO SITE:
http://www.procurooficina.com.br/site/detalhes.asp?id=58&produto=96

Offline LUIS-JAÇANÃ-SP

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Vejam nossa oficina no site.
    • Ver Perfil
« Responder #6 Online: Março 27, 2011, 08:25:58 pm »
RESUMINDO..

:
Luis!!
Me corrija se eu estiver errado, pois sei que conhece muito do assunto!
Nas manutenções preventivas até que os valores são parecidos, apenas nas corretivas que o 16V é bem mais caro!!

WAGNÃO.
CUSTO DE UMA TROCA DE CORREIA DENTADA, PREVENTIVAMENTE,
NO DE 8V É BEM MAIS BARATO QUE NO 16 V.
16 V TEM MAIS DE UM ROLAMENTO(TENSOR E GUIA), CORREIA NORMALMENTE MAIS CARA; MÃO-DE-OBRA TAMBÉM MAIS CARA.
ENTÃO: ATÉ A PREVENTIVA SAI MAIS CARA.
JAÇANÃ - CENTRO TÉCNICO AUTOMOTIVO
Rua Dr. Nicolino Morena, 205 - JAÇANÃ
SÃO PAULO - SP
TEL.: (11) 2248-3075 E (11)  2836-7211
INSPEÇÃO AMBIENTAL = REPROVADOS E PRÉ-INSPEÇÃO
ANUNCIO NO SITE:
http://www.procurooficina.com.br/site/detalhes.asp?id=58&produto=123

Offline cliffburton

• Global Moderator
  • Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #7 Online: Março 27, 2011, 09:43:49 pm »
Boa esplicação, mas uma opnião de vcs qual seria a melhor o gol 16v ou o 8v, amanhã eu tenho mais tempo e debato esse assunto!

Valeu

Offline Valter Viana

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 Online: Março 28, 2011, 09:08:30 am »
Eu acho que ambos são bons mas devido a manutenção o Gol 16v tem uma certa rejeição no mercado e para revenda perde muito em relação ao 8 v

Offline wagner

• Administrator
  • Hero Member
    • Ver Perfil
« Responder #9 Online: Março 28, 2011, 09:14:47 am »
Valeu, Luis!!!

Sejam bem vindos!

Wagner ( Administrador )

Offline BREDA-SP

• Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #10 Online: Março 28, 2011, 09:40:39 am »
Boa esplicação, mas uma opnião de vcs qual seria a melhor o gol 16v ou o 8v, amanhã eu tenho mais tempo e debato esse assunto!

Valeu

Por experiencia em carros de clientes eu particularmente acho melhor o 8v manutenção mais barata, mais resistencia, mais economico.
Bredacar Mecanica.
Tel. (11) 2605-6969

ANUNCIO NO SITE:
http://www.procurooficina.com.br/site/detalhes.asp?id=58&produto=106

Offline cliffburton

• Global Moderator
  • Sr. Member
    • Ver Perfil
« Responder #11 Online: Março 28, 2011, 06:36:53 pm »

Isso explicaria por que os carros com câmbio automático saem normalmente com motores 16 v?

Offline sepacheco

• Full Member
    • Ver Perfil
« Responder #12 Online: Abril 19, 2011, 01:00:39 am »
So existem 4 cilindros no mundo ...
Vamos mudar a questão para multi valvulas e nçao 8x 16V ok  O numero minimo de valvular por cilindro pra ciclo ortto (gas;alcool) são 2, o maximo.. comercialmente 5.
A questão toda não esta no numero de valvulas e sim na area de passagem delas. O enchimento de motores natualmente aspirados esta ligado ça relassão de deprssão x fluxo x velocidade. Quanto mais mistura um motor adimitir mior sera o torque disponivel naquela rotação.
POrtanto para altas velocidades de pistão precisamos de grande passagem, para baixas velocidades uma area de passagem menor é bem vinda pois mantem a velocidade dos gases. Em carros injetados, o consumo de combustivel está mais ligado com carga que propriamente com rotação. carga ~e o "peso" que você obriga o motor a "carregar" ou seja o quanto exige de torque e potencia do mesmo. com pouca carga  a central diminui a quantidade de combustivel por quantidade de ar aditida, reduuzindo emissões e melhorando o consumo. Quando se exige carga a injeção enrriquece a mistura at~e chegar á 13 para 1 que ~e uma mistura voltada a tirar o maximo de desempenho do motor á gasolina.
Ou seja seu carro vai gastar menos quanto menos esforço ele fizer e não necessariamente em que rotação andar. Quem sua mais um baixinho de 1,60 fraquinho ou um halterofilista para parregar um saco de cimento .... logo um carro com mais potencia gasta menos para fazer o mesmo esforço que um carro com menos torque e potencia !
ooops... não entendi... se você solicitar a mesma carga em um motor multivalvilas e de um de 2 valvulas, vai ver que o multivalvulas gasta menos... entõ porque essa historia que 16V gasta mais que 8 v na cidade ... simples... a coisa começou com os 1.0... em motores de deslocamento maior se tem mais torque, logo em baixas rotações ja tem torque suficiente para fazer o trabalho, nos 1.0 com raquiticos 9 KGMF de torque, os 8 V apresentam isso mais ceso em rotações mais baixas, logo dão conta da mesma carga em rotações menores. no 16V como o torque vem mais tarde, o dono AFUNDA o pe sem fazer marcha gerando uma carga que o motor ainda não tem torque pra lidar, com isso a injeção enrriquece ao maximo a mistura aumentando o consumo, até que a faixa de torque seja atingida.
Em contra partida em velocidades constntes o 16v polui menos e gasta menos ! Cada motor tem sua faixa de rotaçoes ideias para trabalho, basta conhecÇe-la e utiliza-la para ter a melhor eficiÇencia.
Quanto a manutenção, sim ~e ligeiramente mais cvara mesmo na preventiva, mas isso se compensa na força disponivel á mais e no menor consumo de combustivel (desde que o motor seja utilizado corretamente)

Sandro

Offline PINHAO

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 Online: Abril 19, 2011, 09:13:20 pm »
Com manutençao preventiva o 16v eu acho melhor...  mas infelizmente rarissimos donos de carro reconhecem as vantagens desse cuidado...
Tecnico em manutençao automotiva

Telemaco Borba PR