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VOCÊ ACHA QUE SE DEVE TROCAR OS ROLAMENTO JUNTO COM A CORREIA DENTADA?

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NÃO
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DEPENDE
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OUTROS-ESPECIFIQUE
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Autor Tópico: TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?  (Lida 11384 vezes)

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Offline LUIS-JAÇANÃ-SP

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TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Online: Outubro 07, 2010, 02:41:13 pm »
BOA TARDE.
GOSTARIA DA OPNIÃO DOS COLEGAS REPARADORES, PARA QUEBRAR DE  VEZ ESSE TABU.
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Offline LUIS-JAÇANÃ-SP

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #1 Online: Outubro 07, 2010, 02:43:10 pm »
AQUI NA OFICINA, TROCAMOS OS ROLAMENTOS JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA.
SE ELA JÁ RODOU 40, 50 OU 60 MIL KM; O ROLAMENTO TAMBÉM.
NÃO VALE A PENA ARRISCAR O TRAVAMENTO DELE(S).
O PREJUÍZO DE TER QUE RETIFICAR UM CABEÇOTE É MUITO ALTO.
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Offline BREDA-SP

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #2 Online: Outubro 07, 2010, 05:25:47 pm »
Sim troco tudo, e em alguns modelos onde a bomba dagua é virada pela correia de sincronismo, tambem costumo trocar, pois uma vez aberto o porque se fazer o serviço pela metade, pois como disse o jaça se a correia atritou por 50 ou 60 mil km, vem alguem me dizer que os rolamentos tambem não sofreram desgaste, acredita nisto quem quiser, eu não vou deixar meu cliente na mão por causa de informações infundadas por um dito tecnico.
Bredacar Mecanica.
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Offline takeno

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #3 Online: Outubro 07, 2010, 05:36:23 pm »
sim,pois a correia sincronizada trocamos em média com 50.000,pra que correr o risco de um rolamento aguentar o dobro??é melhor garantir o serviço e a satisfação do cliente,isso eu acredito que seja primordial!!
TAKENO
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Offline Cotta

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #4 Online: Outubro 07, 2010, 06:26:14 pm »
Uma correia dentada tem atualmente a vida útil em torno de 60.000 km ou mais, e no momento da troca o tensionador pode até parecer perfeito, mas ele também tem sua vida útil limitada, e se por acaso se trocar uma correia dentada com 60.000 e deixar o mesmo tensor ele não terá a capacidade de resistir por mais 60.000 km, tornando-se um risco grande de danificar um motor causando um prejuízo de cerca de R$1200,00 à R$7.000,00  ou valores até bem maiores dependendo do motor. E se levarmos em conta que um tensor custa em média de R$40,00 à R$140,00, esse risco é absolutamente desnecessário, é sem dúvida uma economia porca.
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Offline Claudio / Curitiba

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #5 Online: Outubro 07, 2010, 06:26:34 pm »
Sempre trocamos a correia dentada e o(s) rolamento(s)juntos, por dois motivos:
- Correia dentada e rolamentos trabalharam o mesmo numero de horas, pois se há fadiga em uma peça há em outra também;
- Se ao trocar a correia dentada c/ 50.000 km, o rolamento estiver bom, e daqui uns 20.000 ou 30.000 km, tiver que fazer outra manutenção p/ substituição do rolamento, e já em seguida outra manutenção com mais 20.000 km, para substituir a correia dentada, concluo que o cliente parou o carro uma vez para manutenção sem necessidade, isto é tempo parado e dinheiro perdido p/ o para cliente.

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Offline cliffburton

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #6 Online: Outubro 07, 2010, 07:13:29 pm »
oi pessoal, em falar em rolamento, já vi várias parati quadrada com aquele barulhinho no rolamento, isso é normal, um gol meu também já fez aquele barulhinho no rolamento, mesmo depois que troquei, o barulho voltou depois de um tempo... vcs já presenciaram esse caso?

pazzotto

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #7 Online: Outubro 07, 2010, 08:21:28 pm »
sim!!!
Ontem troquei a correia e o tensor de um civic com (em KM ) 61.000 e o rolamento estava com folga e parecia gato brigando quando funcionava e a correia não tinha nem marca de desgaste , então porque trocar correia e não trocar tensor?

Offline HOFFMANN/Curitiba

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #8 Online: Outubro 07, 2010, 09:04:13 pm »
Votei sim,e ja existe norma ABNT para manutenção preventiva desta peça abraços
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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #9 Online: Outubro 07, 2010, 11:03:53 pm »
Troco tudo, sem sombra de duvida, não vale a pena arriscar.

Offline Roger/SP

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #10 Online: Outubro 07, 2010, 11:14:50 pm »
Pois no momento da substituição da correia dentada podemos sim avaliar as condições do rolamento, se bom ou ruim. Mas quem garante que ira aguentar mais uma jornada de trabalho, eu não garanto.
Portanto sempre troco o tensor junto com a correia dentada e tb o rolamento auxiliar se o mesmo possuir.
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Offline Alisson

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #11 Online: Outubro 08, 2010, 07:08:43 am »
o rolamento tem sempre de ser trocado,pois quando a correia da uma volta completa o rolamento ja tem dado 8
acentuando um desgaste maior na parte do rolamento.
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Offline Chico

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #12 Online: Outubro 08, 2010, 09:27:37 am »
Troco a correa, o tensor, e se for o caso a bomba d'agua.
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Offline PROSA

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #13 Online: Outubro 08, 2010, 09:39:16 am »
Troco sempre, a não ser que o cliente expresse desejo contrário. Nestes casos explico os riscos envolvidos. Se o cliente quiser economizar, é opção dele.
Sem este procedimento, se o rolamento durar até a próxima troca, ele inflará o peito e dirá — "Eu tinha razão..."
Entretanto, se o rolamento começa a chiar 5, 10 ou 20 mil Km depois ele dirá:
— "Mecânico meia-boca que não faz serviço direito...."
Lembrando ainda que embora os rolamentos de maneira geral "avisem" que não vâo bem de saúde começando a chiar, o cliente tende a se acostumar com o barulho que vai aumentando paulatinamente, supondo ser normal. Quando dá por si, o prejuízo já pode ter aumentado em demasia. E minha mãe não tem nada a ver com isto...


Offline HOFFMANN/Curitiba

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Re:TROCAR O ROLAMENTO TENSOR E GUIA JUNTAMENTE COM A CORREIA DENTADA?
« Responder #14 Online: Outubro 08, 2010, 08:57:15 pm »
Troco sempre, a não ser que o cliente expresse desejo contrário. Nestes casos explico os riscos envolvidos. Se o cliente quiser economizar, é opção dele.
Sem este procedimento, se o rolamento durar até a próxima troca, ele inflará o peito e dirá — "Eu tinha razão..."
Entretanto, se o rolamento começa a chiar 5, 10 ou 20 mil Km depois ele dirá:
— "Mecânico meia-boca que não faz serviço direito...."
Lembrando ainda que embora os rolamentos de maneira geral "avisem" que não vâo bem de saúde começando a chiar, o cliente tende a se acostumar com o barulho que vai aumentando paulatinamente, supondo ser normal. Quando dá por si, o prejuízo já pode ter aumentado em demasia. E minha mãe não tem nada a ver com isto...



EHEHEHEHEHEHEHEH essa foi boa
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